Saíram os dois últimos classificados africanos para a Copa do Mundo.
Neste sábado (11), Marrocos e Tunísia confirmaram o favoritismo na sexta e última rodada da fase de grupos das eliminatórias do continente e carimbaram o passaporte para disputarem o torneio na Rússia, em 2018.
Ambas se juntaram a Nigéria, Senegal e Egito como representantes da região.
Marrocos volta a Copa do Mundo depois de 20 anos. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
A seleção de Marrocos não se intimidou com a pressão de jogar fora de casa, resistiu ao ímpeto inicial de Costa do Marfim e venceu o confronto direto pela vaga do Grupo C.
Mesmo com a vantagem do empate, ganhou por 2 a 0, com dois gols de defensores: Dirar, do Fenerbahçe, e Benatia, da Juventus, marcaram em Abidjan.
Os marroquinos encerraram a campanha sem sofrer gols, com 12 pontos, deixando os marfinenses com oito e fora da primeira Copa depois de quatro participações seguidas.
Eliminados antecipadamente, Gabão e Mali empataram por 0 a 0 na outra partida da chave.
Vai ser a quinta participação de Marrocos em Copas do Mundo, a primeira depois de 20 anos.
A última tinha sido em 1998, na França, anteriormente, foram em 1970, 1986 e 1994.
Também com a vantagem do empate e podendo até perder, pois era líder do Grupo A com três pontos de vantagem, a Tunísia garantiu a vaga contra a Líbia com 0 a 0 em casa.
No outro jogo da chave, a República Democrática do Congo até conseguiu vencer nos seus domínios, com dois gols no fim, mas o 3 a 1 sobre Guiné depois de chegar a ceder a igualdade foi insuficiente para chegar à frente. Terminou com 13 pontos, a um dos tunisianos.
Vai ser também a quinta participação da Tunísia em Copas do Mundo, mas a volta da seleção é depois de 12 anos, em vez dos 20 dos marroquinos.
A última que disputaram foi em 2006, na Alemanha.
Anteriormente, foram em 1978, 1998 e 2002.
Agora faltam apenas seis vagas na Copa do Mundo.
Quatro classificados saem da repescagem da Europa, a partir de domingo (12), e dois dos confrontos intercontinentais Peru X Nova Zelândia e Austrália X Honduras.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário