FIFA (Federação Internacional de Futebol) anuncia data da final da Copa do Mundo de 2030: 21 de julho.
Times que atuarem em Uruguai, Argentina e Paraguai na primeira rodada terão quase duas semanas até voltarem a campo em Espanha, Portugal e Marrocos.
Veja detalhes:
Dois dias depois de ter anunciado que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países e três continentes, a FIFA divulgou parcialmente como será o calendário da competição, que terá seu primeiro jogo no Uruguai, uma partida na Argentina, outra no Paraguai e os demais 101 jogos distribuídos entre Espanha, Portugal e Marrocos.
8 de junho e 9 de junho de 2030, sábado e domingo: cerimônia de celebração do Centenário da Copa do Mundo (em Montevidéu) e partidas na Argentina e no Paraguai.
13 de junho e 14 de junho de 2030, quinta-feira e sexta-feira: primeiras partidas da Copa do Mundo em Espanha, Portugal e Marrocos.
15 de junho e 16 de junho de 2030, sábado e domingo: primeiros jogos das demais seleções dos grupos de Uruguai, Argentina e Paraguai.
22 de junho e 23 de junho de 2030, sábado e domingo: segunda rodada de todas as seleções dos grupos de Uruguai, Argentina e Paraguai, inclusive estas.
21 de julho de 2030: Final da Copa do Mundo.
Os demais pontos do calendário serão anunciados "em seu devido tempo" segundo a FIFA.
A Copa do Mundo de 2030 vai ser disputada por 48 seleções, divididas em 12 grupos com quatro times cada um.
Três desses grupos terão jogos da primeira rodada em Uruguai, Paraguai e Argentina. Encerradas essas três partidas, a Copa do Mundo se despede da América do Sul e se concentra em Espanha, PortuGal e Marrocos.
A FIFA publicou em seu site uma seção de "perguntas e respostas" sobre a Copa de 2030, na qual explica os motivos pelos quais optou por este arranjo inédito: nunca antes o Mundial foi disputado em tantos lugares diferentes.
A candidatura conjunta de Europa e África (com Espanha, Portugal e Marrocos) foi considerada a única aceita pela FIFA para receber a Copa de 2030.
Mas estas duas confederações continentais entraram em acordo com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que também tinha sua própria candidatura, para permitir alguns jogos na América do Sul como homenagem ao Mundial de 1930, o primeiro da história.
"O Uruguai foi escolhido por ter sido anfitrião da primeira Copa do Mundo em 1930 [...] a Argentina, como um reconhecimento por seu papel como vice-campeã naquela edição [...] e o Paraguai por ser sede da Conmebol, única confederação continental que existia em 1930", diz a FIFA.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário